quinta-feira, 27 de maio de 2010

Monumentos de Porto Alegre

Primeiro monumento de POA

Instalado na Praça da Matriz em 1866, o chafariz em homenagem ao Rio Guaíba, era derivado de uma leva de chafarizes instalados pela Cia Hidráulica para oferecer água potável aos habitantes. Tendo seu projeto atribuído ao arquiteto José Obino.


Conde de Porto Alegre

Situado na Praça Conde de Porto Alegre, o monumento dedicado a Manuel Marques de Sousa III, o Conde de Porto Alegre Combatente na revolução Faroupilha, na guerra Cisplatina e foi horói da Batalha de Tiuiti, que ocorreu durante a guerra do Paraguai.
Foi o segundo monumento a ser instalado em Porto Alegre, erguido na Praça da Matriz em 1885, à frente do palácio do governo. Foi transferido para sua localização atual em 1912, quando o intendente José Montaury alterou a denominação do logradouro de Praça General Marques para Praça Conde de Porto Alegre.


Júlio de Castilhos

A sua construção foi decidida logo após a morte do Jornalista e politico brasileiro Júlio de Castilhos, ocorrida em 24 de outubro de 1903.
Foi presidente do Rio Grande do Sul por duas vezes e principal autor da Constituição Estadual de 1891. Disseminou o ideário positivista no Brasil.

Monumento e tumulo de Bento Gonçalves



Em agosto de 1900, os restos mortais de um grande nome da guerra dos Farrapos, General Bento Gonçalves foram entregues ao Município. O monumento foi encomendado ao escultor português Teixeira Lopes e custeado pela Intendência da Cidade do Rio Grande e de outros municípios.
A transferência da urna de mármore em que estavam guardadas as cinzas de Bento Gonçalves para o pedestal do monumento ocorreu em 20 de setembro de 1909.

Monumentos de Garibaldi


Erguido para comemorar a memória do combatente italiano, conhecido como o Herói de dois Mundos, o monumento é resultado de uma iniciativa da comunidade italiana no Rio Grande do Sul, que realizou uma subscrição para seu custeio, sendo inaugurado em 20 de setembrode 1913 e dedicado ao povo riograndense, segundo reza a inscrição de seu pedestal

Barão de Rio Branco


O Monumento ao Barão do Rio Branco é um monumento público erigido na Praça da Alfândega, no centro de Porto Alegre, RS, em frente ao Memorial do Rio Grande do Sul.
O Barão de Rio Branco foi um diplomata, geográfo e historiador brasileiro. Filho de José Maria da Silva Paranhos, visconde do Rio Branco, tornou-se amplamente conhecido pelo seu título nobiliárquico: barão do Rio Branco.

General de osório
O Monumento ao General Osório é um monumento público localizado na Praça da Alfândega, no centro de Porto Alegre, erguido em homenagem a patrono da Cavalaria do Exército Brasileiro e herói da Guerra do Paraguai.



Fonte Talavera de la Reina


A Fonte Talavera de La Reina é um monumento da cidade de Porto Alegre. Encontra-se em frente ao prédio da prefeitura, na Praça Montevidéo número 10, e foi um presente da colônia espanhola em 1935, por ocasião da comemoração do centenário da Revolução Farroupilha. Sinaliza o marco zeroda cidade.

Laçador

No 20 de setembro de 1958, ela foi inaugurada, sendo instalada na entrada principal da cidade, junto ao Aeroporto Internacional Salgado Filho.
Num concurso público em 1991, a estátua de bronze de 4,45 metros de altura (6,55 metros com o pedestal) e 3,8 toneladas foi escolhida como símbolo da capital gaúcha, com a maioria dos votos populares.
Portava originalmente uma boleadeira, mas após depredação e reforma em 1993 passou a portar um chicote na mão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário